Estações do Ano / Fuso Horários BRASIL

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano.

Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. E como o eixo do planeta terra forma um ângulo com seu plano orbital, existe o verão e o inverno, dias longos e dias curtos. Durante o Verão, os dias amanhecem mais cedo e as noites chegam mais tarde. Ao longo dos três meses desta estação, o sol se volta, lentamente para a direção norte e os raios solares diminuem sua inclinação. No início do Outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas. Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador.

Porém, o sol, vai continuar se distanciando aparentemente para norte. A partir daí, os raios solares atingem o mínimo de inclinação no início do Inverno, e, ao contrário do Verão, os dias serão mais curtos e as noites mais longas.

Então, o Sol vai começar a se deslocar na direção sul. Começando então a Primavera e os dias e as noites terão a mesma duração.

Portanto, as estações do ano e a inclinação dos raios solares variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol. Quando o Pólo Norte se inclina em direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão. Seis meses mais tarde, a Terra percorreu metade de sua órbita. Agora o Pólo Sul fica em ângulo na posição do Sol. É verão na Austrália e faz frio na América do Norte.

No Hemisfério Norte é chamado de Boreal e no Hemisfério Sul de Austral.

 

As trocas de Estações do ano no Hemisfério Sul (Brasil):

 

Outono: De 20 de Março à 20 de Junho

O Início do Outono, também chamado Equinócio de Outono acontece no dia 20 de março de 2020 exatamente às 00h50.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o outono é caracterizado pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno.

O outono do Hemisfério Sul é chamado de "austral", enquanto no Hemisfério Norte é conhecido por "outono boreal".

Características do outono: Nesta estação os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno. As folhas caem e chove com menos frequência, além do que a umidade do ar é inferior e a ocorrência de ventanias e nevoeiros é maior.

Equinócio de outono: O equinócio de outono acontece em março e marca o início do outono no Brasil. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador.

O fim do outono é marcado por outro evento astronômico: o solstício de Inverno.

O Solstício de Inverno é o nome dado no hemisfério Sul ao período em que o hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Ou seja, no hemisfério norte é verão, enquanto que no hemisfério Sul, inverno.

Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/inicio-do-outono/

 

 

Inverno: De 20 de junho a 22 de setembro

O Inverno tem início no dia 20 de junho de 2020 às 18h44 e termina em 22 de setembro de 2020, com o equinócio da primavera.

O inverno é a estação que antecede da primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas. As regiões sudeste e sul do país são as mais afetadas com características típicas do inverno, sendo o restante do Brasil marcado por temperaturas mais equilibradas, com pouca variação térmica.

Solstício de Inverno: O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado em direção do Sol.

O solstício de inverno é chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador.

Equinócio de Setembro: fim do inverno no Brasil

O fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: o equinócio de setembro, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil e em todo o hemisfério Sul, o equinócio acontece em 22 de setembro de 2020, marcando o fim do inverno e começo da primavera. No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.

Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/inicio-do-inverno/

 

 

Primavera: De 22 de setembro a 20 de dezembro

O Início da Primavera 2020 acontece às 10h31 do dia 22 de setembro de 2020.

A primavera é a estação que antecede o verão e sucede o inverno. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelo desabrochar das flores, chuvas e pelo aquecimento da temperatura. Nesta estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto o verão, e nem muito frio como no inverno.

Equinócio da Primavera: O equinócio da primavera marca o início da primavera no Brasil. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.

Fim da Primavera: O fim da primavera é marcado por outro evento astronômico: o solstício de Verão. Este é o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol.

Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/inicio-da-primavera/

 

 

Verão: De 21 de dezembro 2020 a 21 de março 2021

O início do Verão 2020/2021 acontece dia 21 de dezembro de 2020 à 07h02. Esse dia é chamado de Solstício de Verão.

O verão é a estação que sucede a primavera e antecede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada por apresentar dias mais longos que as noites, clima quente e chuvas constantes, em decorrência da rápida evaporação das águas pelo calor do Sol.

 

Solstício de verão: O começo do verão é marcado pelo evento astronômico denominado Solstício de Verão, ou seja, é o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol, no Brasil.

Equinócioo fim do verão: O fim do verão é também marcado por um fenômeno astronômico: o equinócio, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador.

No Brasil e em todo o Hemisfério Sul, o equinócio acontece no dia 21 de março de 2021, marcando o fim do verão. No equinócio, o dia tem a mesma duração no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul.

Horário de verão: (Desde o ano de 2020 o horário Brasileiro de Verão foi extinto)

O Horário de Verão consistia no adiantamento do relógio durante as estações do verão e primavera, onde os dias são mais longos. Veja aqui mais informações sobre o Horário de Verão.

Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/inicio-do-verao/

 

Fontes: CalendarrWikipédia / BRANCO, S. M.;Um passeio pelas estações do ano. Editora Moderna. 48p.
Fonte imagens: Imagens meramente ilustrativas extraídas do Google imagens

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FUSO HORÁRIOS:

Horário Oficial do Brasil: (Sincronize seus relógios com a hora oficial do Brasil, Região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Capital Brasília)  

ON - Observatório Nacional - Rio De Janeiro - RJ Disque 130 de qualquer telefone fixo no Brasil
DSHO - Divisão Serviços da Hora Oficial - Rio De Janeiro - RJ
DSHO - Divisão Serviços da Hora Oficial - Rio De Janeiro - RJ
Site Horário de Brasília
24 Times Zones (Diversos Fusos Horários do Mundo)

Curiosidade sobre o fuso horário brasileiro:
O Brasil tem três fusos horários. O horário de verão somente é observado nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, e também no estado nordestino da Bahia. Uma proposta para mudar todo o país para uma única diferença com a UTC (Universal Time Coordinated, Tempo Coordenado Universal) está sob consideração.

O território brasileiro, incluindo as ilhas oceânicas, possui três fusos horários, todos a oeste do meridiano de Greenwich (longitude 0º). Em cada faixa de 15º entre pares de meridianos ocorre a variação de uma hora. Isso significa que horário oficial no Brasil varia de duas a quatro horas a menos em relação à hora de Greenwich (GMT). O primeiro fluxo (longitude 30º O) tem duas horas a menos que a GMT. O segundo (45º O) tem três horas a menos, e é a hora oficial do Brasil. E o terceiro fluxo (longitude 60º O) tem quatro horas a menos. O fuso que tinha cinco horas a menos em relação à GMT deixou de existir em 24 de abril de 2008, quando a Lei Federal nº 11.662 reduziu a quantidade de fusos horários do Brasil para três. São eles:

  • UTC −2: Atol das Rocas, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz.

  • UTC −3 (horário de Brasília): regiões Sul, Sudeste e Nordeste; estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá; e o Distrito Federal.

  • UTC −4: estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima.

Horário de verão Brasileiro:
Desde 1985 o Brasil adota o horário de verão, no qual os relógios de parte dos estados são adiantados em uma hora num determinado período do ano. No período de outubro a fevereiro, é estabelecido o horário de verão nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, e no estado nordestino da Bahia. Nesses lugares, durante o verão, a duração do dia é significativamente maior do que a duração da noite, pois a mudança de horário retarda a entrada elétrica, quanto ao pico de consumo de energia elétrica, quando as luzes das casas são acesas. Com isso o governo espera diminuir em 1% o consumo nacional de energia. Nos outros estados a pequena diferença de duração entre o dia e noite em todas as estações do ano não favorece a adoção do novo horário.

Extinção do Horário Brasileiro de Verão:
Em 5 de Abril de 2019 o Presidente Jair Bolsonaro anunciou que em 2019 não teríamos mais o horário de verão, então por fim no dia 25 de abrir o presidente assinou o decreto que acaba com o tradicional horário Brasileiro de verão.

FonteWikipédia

 

 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

© copyright 2021 - Lei Nº 9.610/19-02-1998 - Todos os direitos reservados
reprodução do nosso conteúdo sem autorização é crime, com pena prevista em Lei. Marco Civil da Internet - Lei Nº 12.965/23-04-2014
Este Portal é protegido por Lei, e é extremamente proibida a reprodução integral ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
mesmo que citada a fonte, sem a devida autorização por escrito fornecida pela Technopop-network.
w w w . t e c h n o p o p r a d i o . c o m