CURIOSIDADE: FUSOS HORÁRIOS BRASILEIROS
01/01/2022 15:14 em Notícias

Uma proposta para mudar todo o país para uma única diferença com a UTC (Universal Time Coordinated, Tempo Coordenado Universal) está sob consideração.

O território brasileiro, incluindo as ilhas oceânicas, possui três fusos horários, todos a oeste do meridiano de Greenwich (longitude 0º). Em cada faixa de 15º entre pares de meridianos ocorre a variação de uma hora. Isso significa que horário oficial no Brasil varia de duas a quatro horas a menos em relação à hora de Greenwich (GMT). O primeiro fluxo (longitude 30º O) tem duas horas a menos que a GMT. O segundo (45º O) tem três horas a menos, e é a hora oficial do Brasil. E o terceiro fluxo (longitude 60º O) tem quatro horas a menos. O fuso que tinha cinco horas a menos em relação à GMT deixou de existir em 24 de abril de 2008, quando a Lei Federal nº 11.662 reduziu a quantidade de fusos horários do Brasil para três. São eles:

  • UTC −2: Atol das Rocas, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz.

  • UTC −3 (horário de Brasília): regiões Sul, Sudeste e Nordeste; estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá; e o Distrito Federal.

  • UTC −4: estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima.

Horário de verão Brasileiro:
Desde 1985 o Brasil adota o horário de verão, no qual os relógios de parte dos estados são adiantados em uma hora num determinado período do ano. No período de outubro a fevereiro, é estabelecido o horário de verão nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, e no estado nordestino da Bahia. Nesses lugares, durante o verão, a duração do dia é significativamente maior do que a duração da noite, pois a mudança de horário retarda a entrada elétrica, quanto ao pico de consumo de energia elétrica, quando as luzes das casas são acesas. Com isso o governo espera diminuir em 1% o consumo nacional de energia. Nos outros estados a pequena diferença de duração entre o dia e noite em todas as estações do ano não favorece a adoção do novo horário.

Extinção do Horário Brasileiro de Verão:
Em 5 de Abril de 2019 o Presidente Jair Bolsonaro anunciou que em 2019 não teríamos mais o horário de verão, então por fim no dia 25 de abrir o presidente assinou o decreto que acaba com o tradicional horário Brasileiro de verão.

 

Horário Oficial do Brasil: (Sincronize seus relógios com a hora oficial do Brasil, Região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Capital Brasília)  

ON - Observatório Nacional - Rio De Janeiro - RJ Disque 130 de qualquer telefone fixo no Brasil
DSHO - Divisão Serviços da Hora Oficial - Rio De Janeiro - RJ
DSHO - Divisão Serviços da Hora Oficial - Rio De Janeiro - RJ
Site Horário de Brasília
24 Times Zones (Diversos Fusos Horários do Mundo)

 

Fonte PesquisadaWikipédia
Imagem capa: Gerd Altmann por Pixabay

COMENTÁRIOS